Hoje em dia o tamanho reduzido dos apartamentos e casas nos obrigam a utilizar a inteligência para fazer o espaço render, ser mais versátil e útil. Para que nossos poucos metros sejam bem aproveitados temos a marcenaria inteligente que vem para acondicionar e desenvolver móveis e complementos que são bem pensados e sob medidas para nossos ambientes. O resultado? Espaços tão engenhosos que quase não deixam a desejar quando são comparados a ambientes com grandes dimensões.
Móveis com multifunções
O elemento estrela quando falamos em marcenaria para espaços pequenos são os móveis multifuncionais. Com eles além de aproveitar e desobstruir os espaços conseguiremos utilizar o móvel normalmente quando for necessário e dar uma segunda função quando não estão em uso. Abaixo deixamos alguns exemplos de mesas para refeições que viram portas para armários, bancadas que se transformam em penteadeiras, e móveis com espaço para armazenagem que desempenham multiplas funções
Dividindo o ambiente de forma funcional
Em espaços muito pequenos como lofts e kitnets, onde muitas vezes os ambientes são integrados e queremos dividí-lo para criar uma certa privacidade, levantar uma parede pode não ser a melhor solução. As estantes vazadas podem ser a opção ideal para esse problema, além de delimitar e dividir o espaço de uma forma mais fluída, o que para ambientes pequenos é algo fundamental, elas ainda servirão para decorar e armazenar livros, objetos de decoração e etc. Precisa dividir a área do dormitório da sala de estar? Uma estante de nichos com uma TV giratória acoplada pode ser a solução para você! Com ela será possível atender as necessidades dos dois cômodos.
Aproveitando esquinas e espaços sem uso
Um espaço pequeno deve ter seu uso muito bem pensado para que cada esquina, vão e altura desempenhe uma função, geralmente a de armazenagem. Com a marcenaria inteligente podemos criar soluções para cada um desses lugares que antes não eram utilizados para nada. Utilize a altura da cabeceira da cama, ou sobre as portas para criar um armários muito úteis, vãos estreitos na cozinha e banheiro, esquinas na sala de estar, e espaços abaixo de certos móveis e elementos como a escada, bancada da pia e até mesmo abaixo da cama também serão espaços perfeitos para receber uma estrutura desenvolvida sob medida. Um bom projeto de marcenaria poderá desenvolver o compartimento perfeito para essa área desaproveitada gerando assim mais espaço para guardar seus utensílios e objetos de forma discreta e pratica.
Escondendo elementos
Esconder para aproveitar também é um lema da marcenaria inteligente. Em apartamentos extremamente pequenos é possível criar móveis que se transformam e se escondem conforme a necessidade, liberando assim mais espaço para circulação ou para realizar outras funções. Nos dois primeiros exemplos abaixo, trazemos dois ambientes onde a marcenaria conseguiu unir a sala de estar, jantar e dormitório no mesmo espaço com a ajuda de mecanismos engenhosos. Também para cozinhas é o truque ideal, onde podemos esconder bancadas de trabalhos e mesas retráteis. Enfim cada caso em particular poderá ter um projeto desenvolvido para esconder elementos que precisam ser armazenados de alguma maneira, principalmente em ambientes reduzidos.

Fonte: Projetos Habitissimo